Como cuidar de orquídeas?

As orquídeas são flores lindas, não há dúvida! Sua grande diversidade de cores alegra qualquer ambiente, por isso são perfeitas para a decoração. Por ser uma flor muito delicada, é preciso alguns cuidados para estar sempre saudável e bonita. Então, confira algumas dicas de como cuidar de orquídeas. 

Plantio e montagem do vaso 

A primeira escolha de material para iniciar o plantio das orquídeas é a do recipiente. Para garantir um crescimento saudável da planta, opte por vasos profundos e menos largos, que sejam de barro ou cerâmica. Esse tipo de material ajuda na transpiração da flor. 

Para garantir que a orquídea não balance e, por consequência, danifique-se, use pedaços de bambu e alguns arames para mantê-la em pé. 

O substrato da planta é a base dos nutrientes para o crescimento dela. Para o cultivo de orquídeas, podem ser utilizados vários tipos de materiais, como: carvão, musgo seco, fibra de coco, chips de madeira e até mesmo isopor. Já o adubo deve ser rico em potássio, cálcio e fósforo. 

Antes de colocar a planta em seu vaso definitivo, o tutor da planta deve lavar as raízes em água corrente após retirar a muda do seu vaso original. Essa limpeza deve ser realizada com muito cuidado, já que as orquídeas são flores sensíveis. 

O vaso deve ser forrado com algum material que permita a drenagem, como, por exemplo, o isopor. O próximo passo será colocar em cima o substrato umedecido. Quando for realizar o plantio de fato, centralize a orquídea no vaso, isso vai favorecer o crescimento correto da planta. 

Vamos para a última fase do plantio, a adubação com material rico em potássio, cálcio e fósforo. Após isso, está finalizado! A orquídea está pronta para um crescimento lindo e saudável. 

Rega e iluminação das orquídeas 

Orquídeas são plantas que não gostam de excesso de água, por isso sua rega não deve ser realizada com muita frequência. O tutor da planta deve realizar essa rega a cada 4 dias ou pelo menos 1 vez durante a semana. Uma dica super legal para identificar se a orquídea precisa de água, é colocar o dedo, afundando pelo menos 2 centímetros no substrato.

Isso vai ajudar a identificar se ela está seca ou molhada, se estiver seco é a hora de regar a orquídea. Por ser muito delicada, a orquídea, se receber muita luz solar, poderá literalmente queimar. O correto é deixá-la em uma local de meia sombra. Assim ela irá receber a luz direta apenas em uma parte do dia. 

Cuidados com poda e pragas 

O momento para realizar a poda será quando as flores e folhas estiverem murchas, mas antes será preciso aguardar que as flores morram naturalmente, para poder iniciar o corte. 

É recomendado que a tesoura da poda esteja esterilizada, e que o corte seja feito rente ao pseudobulbo (nome dado ao caule da orquídea). Após a poda, recomenda-se que o tutor da planta jogue canela em pó na planta, para protegê-la de fungos e bactérias. 

Alguns tipos de pragas podem atingir as orquídeas, como: pulgões, percevejos, cochonilhas, caracóis, lesmas e besouros. Para cada uma dessas espécies, existe um tipo de tratamento diferente. Identificar qual praga está atingindo a planta é fundamental para dar início ao processo de tratamento e cura. 

Tipos de orquídeas 

A orquídea é uma planta que possui diversas espécies, para ajudar você na escolha da que mais seja parecida com a sua personalidade, vamos destacar as características de algumas delas.

Orquídeas phalaenopsis

Orquídeas phalaenopsis branca ou orquídea cascata.

A orquídea phalaenopsis, ou também conhecida como orquídea borboleta, é uma planta nativa de países asiáticos, como Filipinas, China e Índia. Porém, são as orquídeas mais populares no Brasil.  

Podem ser encontradas na categoria mini, atingindo no máximo 30 centímetros de altura, como também podem ser encontradas com o seu crescimento normal, chegando a atingir cerca de 1 metro de altura.  

Esse tipo de orquídea possui outras variações, são elas: phalaenopsis schilleriana, phalaenopsis violacea, phalaenopsis equestris e phalaenopsis amabilis.

Conheça a orquídea phalaenopsis micro

Orquídea phalaenopsis micro

Essas são as orquídeas de pequeno porte. A estrutura da flor pode ser menor que 1 centímetro. A planta também costumam ser epífitas, ou seja, vivem sobre outras plantas maiores.

Embora pequeninas, são flores facilmente encontradas na natureza. 

Orquídeas paphiopedilum

A Orquídea paphiopedilum é nativa da Ásia, de países como China, Himalaia e Filipinas. É uma planta terrestre com flores com um formato bem característico que lembra um sapato, por isso são popularmente conhecidas como “sapatinho”.  

Suas variações são: paphiopedilum leeanum, paphiopedilum appletonianumm paphiopedilum bellatulum e paphiopedilum insigne.

Orquídeas cattleya

Orquideas cattleya são nativas do continente americano. Ela é facilmente encontrada no México. Essa flor é a segunda categoria de orquídea mais popular do Brasil.

Essa planta é grande e muito perfumada. Suas variações são: Cattleya intermedia, Cattleya labiata, Cattleya purpurata, Cattleya luteola.

Orquídeas cymbidium

Essa também é uma orquídea bem popular no Brasil, tendo uma comercialização comum para o uso em arranjos. Seu formato lembra um barco. 

A orquídea cymbidium é nativa da Ásia e Austrália, e pode ser terrestre ou epífita.Suas variações são: cymbidium canaliculatum, cymbidium devonianum, cymbidium aloifolium e cymbidium dayanum.

Orquídea catatante

Essas são orquídeas híbridas, ou seja, foram cientificamente produzidas a partir de outras espécies. Elas chegam a ultrapassar 1 metro de altura. Sua floração dura em torno de 45 dias. Embora lindas, não possuem perfume em suas flores. 

Orquídea vanda

A orquídea vanda é uma das mais procuradas no mercado. Essa flor chama muito a atenção pela beleza das suas raízes.

As flores dessa planta também se destacam com sua diversidade de cores. Ela pode ser cultivada suspensa com suas raízes livres e soltas no ar.

Orquídea oncidium

São as plantas mais desejadas pelos cultivadores brasileiros devido a suas características: cores vibrantes, a beleza de suas flores, o charme natural da planta e o perfume nas florações. São nativas do continente americano, sendo cultivadas no Brasil.

Quando são amarelas, são popularmente conhecidas como chuva de ouro. Conheça mais a seguir:

Orquídea chuva de ouro

A chuva de ouro é uma flor pertencente às orquídeas do gênero Oncidium. Elas são encontradas no Brasil, no Norte da Argentina e no Paraguai. Sua principal característica é um calo situado na base de seu labelo (pétala dorsal).

Essa é uma das orquídeas mais pululares do tipo de oncídio no Brasil. Esse gênero de planta pode ser encontrada nas cores branca, rosa, laranja, marrom e amarelo com pintas marrons.

Orquídea cascata

Essa flor se desenvolve em locais iluminados e ventilados, mas não podem ser expostas ao sol, pois suas pétalas e as folhas são sensíveis e podem literalmente queimar após algumas horas.

Sua rega deve ser com água em temperatura ambiente, pois o líquido gelado pode causar um choque térmico e isso pode atrapalhar o desenvolvimento da espécie.
São flores perfeitas para decoração de ambientes.

Orquídeas do seu estilo

Na We Flores, você encontra a orquídea que mais combina com seu estilo e personalidade. Elas são perfeitas para presentear ou no uso da decoração de ambientes.  Vem escolher uma orquídea na We Flores, somos especialistas em orquídeas. Clique aqui. 


Dependendo de sua compra, a We Flores oferece frete grátis para toda a cidade de São Paulo. No e-commerce, você compra orquídeas, materiais de jardinagem, plantas,  outras flores e arranjos, clique aqui para acessar.